Ao menos um quarto do secretariado de Nunes vai deixar cargo para disputar eleição
09/01/2026
(Foto: Reprodução) Nunes fala sobre dança das cadeiras no secretariado
A Prefeitura de São Paulo vai trocar mais de um quarto de seus secretários até abril. Ao menos 9 dos 35 secretários da gestão Ricardo Nunes (MDB) deixarão a administração municipal para disputar cargos nas eleições de outubro.
A Lei Eleitoral determina que agente públicos que ocuparem cargos em secretarias devem se desincompatibilizar até seis meses antes da eleição, que neste ano será no dia 4 de outubro. Nunes falou em compromisso nesta quinta-feira (9) que a data limite deve ser 27 de março. O prefeito chegou a dizer que "serão muitos que vão sair", para depois dizer "parece que são seis".
Entre os nomes que a TV Globo confirmou, estão os de quatro ex-prefeitos de municípios importantes de SP —São Bernardo do Campo, Osasco, Jundiaí e Suzano. A conta vai a cinco se considerado o ex-prefeito de Jacareí Izaias Santana, que não tem o posto de secretário, mas ocupa uma vaga de procurador na Secretaria de Governo.
Entre os nomes que deixarão estão os ex-prefeitos de Jacareí, Suzano, Jundiaí, Osasco e São Bernardo do Campo (linha de cima).
g1
Além deles, quatro parlamentares com mandato vigente voltarão para suas respectivas Casas Legislativas. São dois deputados federais, um estadual e um vereador.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ainda segundo o prefeito, a saída tem um lado positivo. "De uma certa forma é muito bom para a cidade. A gente deve ter, dos secretários que vão sair, todos eleitos, isso vai demonstrar a força da cidade. Porque a gente precisa ter, tanto deputados estaduais como deputados federais e senadores, atuando em defesa dos interesses da cidade", disse Ricardo Nunes.
Eu quero que todos vão lá e ganhem a eleição. Eles ganham, e alguns vão voltar. O (Rodrigo) Ashiuchi vai ganhar a eleição e vai voltar a ser secretário, por exemplo.
—Ricardo Nunes (MDB)
Confira a lista completa de quem deve deixar o cargo para se candidatar:
Enrico Misasi (MDB) - Secretaria da Casa Civil
Orlando Morando (sem partido) - Secretaria da Segurança Urbana
Sidney Cruz (MDB) - Secretaria da Habitação
Rodrigo Ashiuchi (PL) - Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Rogério Lins (Podemos) - Secretaria de Esportes e Lazer
Rui Alves (Republicanos) - Secretaria de Turismo
Milton Vieira Pinto (Republicanos) - Secretaria de Inovação e Tecnologia
Luiz Fernando Machado (PL) - Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
Alexandre Leite (União Brasil) - Secretaria Executiva de Relações Institucionais
O ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando (sem partido)
Divulgação/Prefeitura de São Bernardo
Orlando Morando (sem partido)
Atual titular da pasta de Segurança Urbana da capital, responsável pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) e pelo programa de vigilância Smart Sampa. Orlando foi prefeito de São Bernardo do Campo por dois mandatos consecutivos (2017-2024), teve quatro mandatos como deputado estadual e dois como vereador em São Bernardo.
Enrico Misasi, secretário-chefe da Casa Civil
Prefeitura de São Paulo
Enrico Misasi (MDB)
Misasi é o secretário-chefe da Casa Civil desde janeiro de 2025. No mandato anterior, foi secretário executivo de Relações Institucionais. Já foi eleito como deputado federal, cargo que exerceu entre 2019 e 2022.
Sidney Cruz, secretário da Habitação
Prefeitura de São Paulo
Sidney Cruz (MDB)
Atual secretário da Habitação, Sidney ganhou notoriedade por ser relator do orçamento municipal por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024) na Câmara. Está licenciado do seu segundo mandato como vereador, para o qual retornará assim que se desincompatibilizar do cargo.
Rodrigo Ashiuchi, secretário do Verde e Meio Ambiente
PL Suzano/Divulgação
Rodrigo Ashiuchi (PL)
Ashiuchi foi prefeito de Suzano em dois mandatos (2017-2024). Como chefe do Executivo do município, presidiu o Condemat (consórcio dos municípios do Alto Tietê) em três anos. Ocupa atualmente o posto de secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo.
Rogério Lins, secretário de Esportes
Prefeitura de São Paulo
Rogério Lins (Podemos)
Lins ocupa na gestão Nunes o mesmo cargo que exerceu 20 anos atrás em Osasco, o de titular da pasta de Esportes. Foi prefeito do município vizinho em dois mandatos consecutivos (2017-2024), onde também foi vereador e secretário de Indústria e Comércio.
Rui Alves, secretário do Turismo
Prefeitura de São Paulo
Rui Alves (Republicanos)
Secretário de Turismo de Nunes, Rui Alves está licenciado do seu primeiro mandato como deputado estadual. Assim que deixar o cargo, portanto, volta à Alesp.
Milton Vieira Pinto, secretário de Inovação e Tecnologia
Prefeitura de São Paulo
Milton Vieira Pinto (Republicanos)
Milton Vieira tem uma longa carreira parlamentar — está em seu terceiro mandato como deputado federal e já foi deputado estadual em outros quatro mandatos. Já esteve na gestão municipal como secretário especial de Relações Metropolitanas, durante a gestão de Gilberto Kassab. Volta a ocupar o assento no Congresso assim que deixar o posto de secretário de Inovação e Tecnologia.
Luiz Fernando Machado, secretário executivo de Desestatização e Parcerias
Prefeitura de São Paulo
Luiz Fernando Machado (PL)
Assim como outros da lista, Luiz Fernando comandou um grande município do estado por dois mandatos consecutivos. Foi prefeito de Jundiaí (2017-2024). Já foi deputado estadual e federal, além de vereador em Jundiaí, onde presidiu a Câmara. É o atual secretário executivo de Desestatização e Parcerias.
Alexandre Leite, secretário especial de Relações Institucionais
Prefeitura d
Alexandre Leite (União Brasil)
Filho de Milton Leite, que presidiu a Câmara Municipal durante seis anos, quatro deles consecutivos (2021-2024), Alexandre Leite é deputado federal em seu quarto mandato seguido. Licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo, justamente o gabinete responsável por aproximar a gestão de órgãos como a Câmara Municipal.
Izaias Santana, procurador da Secretaria de Governo
Reprodução/Instagram
Izaias Santana (MDB)
Izaias não entra na conta dos secretários porque não ocupa posto correlato na gestão municipal, mas o nome dele chama atenção por ser mais um ex-prefeito. Comandou Jacareí em dois mandatos consecutivos (2017-2024), e atualmente atua como procurador na Secretaria de Governo.